top of page
vista-do-cemiterio-assustador-a-noite-com-luar_edited.jpg

Mais do fantástico pra você!
 

acesse mais textos nos QR CODES
ou clicando nas obras

papel-de-parede-de-halloween-com-cemiterio-a-noite.jpg

Freud e o estranho: Contos fantásticos do inconsciente
(Bráulio Tavares, 2007)

Nesse livro amamos o conto 
"O papel de parede amarelo".
Ow história assutadora!!

LEIA CLICANDO ABAIXO

fantástico
contos fantásticos

Essa é uma antologia de contos escritos entre o final do século XIX e as primeiras décadas do século XX, inspirada na relação entre o conceito de inconsciente e a literatura fantástica. A partir da leitura de “O Estranho”, de Freud, o autor seleciona obras de autores como Bram Stoker, Arthur Schnitzler, Guy de Maupassant e E.T.A. Hoffmann. Elas mostram como o fantástico foi o caminho encontrado por esses e outros escritores para trazer à tona aquelas imagens instaladas no nível mais profundo da mente, bem distantes do que se passa no universo da cômoda objetividade exterior. Contos como “A Pele-Vermelha”, “A Profecia”, “Uma Aparição” e “O Homem de Areia” apresentam personagens atormentados por fatos inexplicáveis, lapsos de memória, temores súbitos – situações que só podem ser esclarecidas no domínio do inconsciente, essa entidade que tudo engole e tudo recebe, tão útil à criação literária. Um livro intrigante e revelador (texto contido no prefácio do livro).

papel-de-parede-de-halloween-com-cemiterio-a-noite.jpg

Seminário dos ratos (Lygia Fagundes Telles, 2009).

Esse livro me dá arrepios!

o seminário de ratos

clique e leia

Publicado originalmente em 1977, este volume reúne alguns dos contos mais sutis e complexos de Lygia Fagundes Telles, que adentra o terreno do fantástico e lança mão de todos os seus recursos literários para tratar de temas como o amor, a loucura, a velhice, o poder e a morte.

Nos contos de Seminário dos Ratos, Lygia Fagundes Telles alcança a alquimia perfeita de seu estilo, combinando a complexidade da construção ficcional com a mais extrema fluência narrativa,
de modo a atingir de forma direta e duradoura a sensibilidade do leitor. São histórias de alta densidade existencial, que por diversas vias
adentram o terreno do fantástico para tratar de temas como o amor, o ciúme, a velhice, a culpa, o poder, a loucura e a morte. Numa discreta demonstração de seu virtuosismo literário, a autora assume em mais da metade dos contos o ponto de vista de personagens masculinos, ampliando de modo vertiginoso o espectro de sua exploração do que há de mais recôndito e secreto no comportamento humano (Contra-capa do livro Seminário de Ratos).

“Recentemente, estava eu a folhear alguns dos livros de Lygia FagundesTelles que desde há muito me acompanham na vida, a afagar com os olhos páginas tantas vezes soberbas, quando me detive nessa verdadeira obra-prima que é o conto “Pomba enamorada'. Reli-o uma vez mais palavra a palavra, sílaba a sílaba, saboreando ao leve a pungente amargura daquele mel" (JOSÉ SARAMAGO)



 

papel-de-parede-de-halloween-com-cemiterio-a-noite.jpg

O homem duplicado, José Saramago

só um conto, então, leia logo tudo!

Não consigo indicar

o homem duplicado

clique e leia

A história aborda o tema do duplo ou doppelgänger, algo comum na literatura fantástica, onde as fronteiras entre a realidade e o surreal são ambíguas. No romance, o protagonista, Tertuliano Máximo Afonso, descobre que existe um homem idêntico a ele e embarca numa jornada para entender essa duplicação misteriosa. Saramago explora questões filosóficas e existenciais, como a identidade, a individualidade e o livre arbítrio, utilizando a duplicidade como um recurso para levantar essas discussões.

 

No entanto, o fantástico em Saramago não segue os moldes tradicionais do género. O estilo do autor mistura o fantástico com uma reflexão profunda sobre a condição humana, o que também pode enquadrar a obra no realismo mágico ou na ficção filosófica. Este tipo de literatura expande os limites da realidade sem abandonar completamente o terreno do verossímil, algo característico do trabalho de Saramago.

Contos de
Edgar Allan Poe

só um conto, então, leia logo tudo!

Não consigo indicar

edgar allan poe

clique e leia

Não tem como falar em fantástico e esquecer do grande Edgar Allan Poe. A editora Darkside fez uma série de livros de contos desse autor que está imperdível! Ela é intitulada de "Medo clássico", e é de dar medo mesmo rsrsrs. Contos como "Barril de Amontilado" e "O gato preto", por exemplo, são uns dos mais conhecidos e queridinhos dos leitores. Que tal ler eles, hein? É só acessar os QR CODES aqui embaixo.

já li 
antes de tu

fantástico
fantástico

o gato preto

O barril de amontilado

papel-de-parede-de-halloween-com-cemiterio-a-noite.jpg

A cabeça do santo (Socorro Acioli, 2014)

Você tem que ler esse Romance! 

a cabeça do santo

Essa obra é um romance da autora cearense Socorro Acioli. A capa do livro já é meio cômica, não? Pois é, a história tem uma certa comicidade mesmo, e se baseia em uma história real, que parece tirada de novela. O modo como a autora constrói o fantástico é muito interessante e  vale muito a pena você conferir, até porque é uma obra contemporânea e nordestina dentro desse gênero, o que não é tão comum.

Só pra dar um gostinho da história:

Pouco antes de morrer, a mãe de Samuel lhe faz um último pedido: que ele vá encontrar a avó e o pai que nunca conheceu. Mesmo contrariado, o rapaz cumpre a promessa e faz a pé o caminho de Juazeiro do Norte até a pequena cidade de Candeia, sofrendo todas as agruras do sol impiedoso do sertão do Ceará.


Ao chegar àquela cidade quase fantasma, ele encontra abrigo num lugar curioso: a cabeça oca e gigantesca de uma estátua inacabada de santo Antônio, que jazia separada do resto do corpo. Mas as estranhezas não param aí: Samuel começa a escutar uma confusão de vozes femininas apenas quando está dentro da cabeça. Assustado, se dá conta de que aquilo são as preces que as mulheres fazem ao santo falando de amor (ACIOLI, 2014) .

Parece loucura, não é? Mas não é, é fantástico ♥.

Veja entrevista da autora sobre o livro

​Outro livro da autora que segue essa linha fantástica é "Oração para desaparecer". Também indicamos a leitura.

 

oração para desaparecer

Do amor e outros demônios (Gabriel García Marquez, 2020);
Cem anos de solidão (Gabriel García Marquez, 1977)

gabo

Já conhece Gabriel García Marquez? Clique e conheça ♥

cem anos de solidão

clique e leia

Gabriel García Marquez é um grande autor colombiano e ganhador do Prêmio Nobel de Literatura. Precisa dizer algo mais? Claro que sim! Muitas de suas obras são voltadas para o fantástico, e o tipo de fantasia criada por ele é chamado de Realismo Mágico. O autor cria um mundo em que fantasia e realidade se misturam de uma forma "natural", ou seja, acontecimentos fora do comum se mesclam com o mundo natural já conhecido por nós e isso é recebido pelos personagens da trama como algo normal. Assim, o fantástico é parte, também, da realidade: sobrenatural e natural convivem em total harmonia.

A obra mais conhecida de Marquez é, sem dúvida, "Cem anos de solidão", que marcou o autor como um dos maiores escritores do fantástico e precursor do Realismo Mágico. Mas também vale a pena conhecer outras obras como "Do amor e outros demônios", aquela obra que dá vontade da gente ler em um dia só pra saber no que vai dar. García Márquez conta a história da filha única de um marquês, criada no convívio de escravos e orixás, e um padre incumbido de exorcizar os demônios que se acredita terem possuído a pequena, cujos cabelos só seriam cortados em seu casamento. Mas, no meio dessa trama, onde estaria o amor? 

o amor e outros demônios

Leia o livro:

fantástico

Conto fantásticos de Amor&Sexo (Org. Bráulio Tavares, 2011)

Se você gosta de ficção científica, vai gostar de como o fantástico aparece nesse livro!

contos fantásticos de amor e sexo

Nesse livro, Bráulio Tavares faz uma seleção de contistas do século 18 ao 20, entre escritores clássicos e renovadores da Ficção Científica, que compõem histórias em que o amor e o sexo vencem os limites do tempo e da morte e onde máquinas estendem para além do imaginável as paixões e os prazeres.

A metamorfose
(Franz Kafka, 2019)

Lembre-se que nem tudo é o que parece. Esse livro traz inúmeras reflexões sobre a vida.

metamorfose

clique e leia

Um belo dia um homem comum chamado Gregor, caixeiro-viajante, e figura importante de provisão de sua família, acorda metamorfoseado em um enorme inseto. A partir daí, participamos da agonia dessa transformações e as questões que ela implica na vida dele e daqueles que os rodeiam, numa reflexão profunda sobre a vida e sobre o papel de Gregor na família e no mundo.

Ficções (Jorge Luis Borges)

Tu sabia que ele é um grande nome da literatura fantástica?

ficções

clique e leia

Ficções reúne os contos publicados por Borges em 1941 sob o título de O jardim de veredas que se bifurcam (com exceção de "A aproximação a Almotásim", incorporado a outra obra) e outras dez narrativas com o subtítulo de Artifícios. Nesses textos, o leitor se defronta com um narrador inquisitivo que expõe, com elegância e economia de meios, de forma paradoxal e lapidar, suas conjecturas e perplexidades sobre o universo, retomando motivos recorrentes em seus poemas e ensaios desde o início de sua carreira: o tempo, a eternidade, o infinito.

 

Os enredos são como múltiplos labirintos e se desdobram num jogo infindável de espelhos, especulações e hipóteses, às vezes com a perícia de intrigas policiais e o gosto da aventura, para quase sempre desembocar na perplexidade metafísica. Chamam a atenção a frase enxuta, o poder de síntese e o rigor da construção, que tem algo da poesia e outro tanto da prosa filosófica, sem nunca perder o humor desconcertante.

(Retirado de: https://www.amazon.com.br/Fic%C3%A7%C3%B5es-Jorge-Luis-Borges/)

"O homem da areia" (E. T. A. Hoffmann, 1817)

Eu tive foi meio desse homem da areia! 

fantástico

clique e leia

O Homem da areia (Der Sandmann) é um conto do escritor alemão Ernst Theodor Amadeus Hoffmann (Königsberg1776 - Berlim1822). É o primeiro conto do livro intitulado Die Nachtstücke (Noturnos), publicado em 1817. O manuscrito é datado de 16 de novembro de 1815.

No início do conto, o jovem Natanael escreve uma carta para seu amigo, Lothar, irmão de sua noiva Clara, contando uma experiência que acabara de ter: estava em seu quarto de estudante quando alguém bate à porta; ao abri-la, assusta-se com o homem que vê, o qual lhe traz uma lembrança da infância. Era um vendedor de barômetros. Ao ver esse homem, Natanael expulsa-o com tal rapidez que o sujeito praticamente rola pelas escadas. Ele se assusta com seu próprio susto.

 

Natanael escreve a Lotário explicando o que vira e tanto o assustara. Parte então de uma lembrança infantil e começa a descrever a casa de sua infância, uma casa com pai, mãe e filhos, os quais tinham por hábito, depois do jantar, ficar em torno do pai que fumava seu cachimbo. Mas, de vez em quando, as crianças eram postas na cama mais cedo, pois o Homem da Areia iria chegar. Natanael ouvia os passos pesados de um visitante, com o qual o pai estaria ocupado toda a noite. A babá contara a Natanael que o Homem da Areia era um homem perverso que chegava quando as crianças não iam para a cama, jogava areia nos olhos delas, fazendo com que saltassem fora. Ele então colocava os olhos num saco e os levava para alimentar seus filhos na lua. A partir daí, entramos no mundo fantástico dessa trama.

(Retirado de: https://pt.wikipedia.org/wiki/E._T._A._Hoffmann)

Drácula,
Bram Stocker

Tenho certeza que você já ouviu falar dessa obra, ou já assistiu algum filme baseado nela

drácula

clique e leia

Drácula (em inglês: Dracula) é um romance de terror gótico publicado em 1897, escrito pelo autor irlandês Bram Stoker

A obra traz uma história de vampiros e de mortos-vivos baseada no folclore da Transilvânia e em um personagem real (o voivoda Vlad, o Empalador). Bram Stoker construiu um romance epistolar que marcou gerações consecutivas de leitores, transformando-se em um ícone adaptado para o cinema, quadrinhos e TV. Na história, um casal e seus amigos são atormentados por Conde Drácula, uma entidade sobrenatural e hematófoga que, presa em uma maldição contagiosa, pretende se mudar de seu recluso castelo na Transilvânia para a efervescente Londres do século XIX. Com a ajuda do professor Van Helsing, o grupo de amigos pretende enfrentar o morto-vivo, mesmo com todos os perigos que a ofensiva trará. Ainda nesta edição há uma sessão de “Arquivos do Drácula”, na qual trazemos muitas curiosidades e informações extras sobre o impacto desse fenômeno que é o Drácula de Bram Stoker.

(Retirado de: https://www.amazon.com.br/Dr%C3%A1cula)

A casa dos espíritos (Isabel Allende, 1982)

Só o título já me dá medo!

a casa dos espíritos

clique e leia

O maior sucesso de Isabel Allende, A casa dos espíritos é um clássico do realismo mágico e da literatura latino-americana. A obra traz à vida uma família cujos laços privados de amor e ódio são mais complexos e duradouros do que as lealdades políticas que os colocam uns contra os outros.

 

A casa dos espíritos é tanto uma emblemática saga familiar quanto um relato acerca de um período turbulento na história de um país latino-americano indefinido. A autora constrói um mundo conduzido pelos espíritos e o enche de habitantes expressivos e muito humanos, incluindo Esteban, o patriarca, um homem volátil e orgulhoso, cujo desejo por terra é lendário e que vive assombrado pela paixão tirânica que sente pela esposa que nunca pode ter por completo; Clara, a matriarca, evasiva e misteriosa, que prevê a tragédia familiar e molda o destino da casa e dos Trueba; Blanca, sua filha, de fala suave, mas rebelde, cujo amor chocante pelo filho do capataz de seu pai alimenta o eterno desprezo de Esteban, mesmo quando resulta na neta que ele tanto adora; e Alba, o fruto do amor proibido de Blanca, uma mulher ardente, obstinada e dotada de luminosa beleza.

 

As paixões, lutas e segredos da família Trueba abrangem três gerações e um século de transformações violentas, que culminaram em uma crise que levam o patriarca e sua amada neta para lados opostos das barricadas. Conhecido como obra-prima da literatura latino-americana, A casa dos espíritos apresenta uma narrativa instigante que costura passado, presente e futuro de maneira fluida e elegante. Isabel Allende nos presenteia com personagens ricos em emoção e detalhes bastantes minuciosos a respeito do universo que os rodeia. Um romance atemporal com toques de inspiração na família da própria autora, com certeza é uma obra que precisa estar na estante dos leitores.

(Retirado de: https://minastenis.i10bibliotecas.com.br/livro/7414).

O duplo (Fiódor Dostoiévsky, 1846)

Você tem que ler esse Romance! 

o duplo

clique e leia

O Duplo  é uma novela escrita por Fiódor Dostoiévski e publicada pela primeira vez em 1846. É uma das suas obras mais notáveis no início da carreira, e já traz vários temas que viriam a marcar o autor, como a fragmentação da identidade, a paranoia e a exploração do subconsciente humano. 

A trama gira em torno de Iákov Pietróvitch Goliádkin, um funcionário público em São Petersburgo, cuja vida desmorona quando ele encontra seu sósia, ou "duplo", um homem idêntico a ele em aparência, mas com uma personalidade oposta.

Goliádkin é uma figura tímida e insegura, que enfrenta dificuldades em se relacionar com seus colegas de trabalho e em se adaptar à sociedade. Um dia, ele cruza com outro homem exatamente igual a ele, mas que, ao contrário de sua timidez, é confiante, manipulador e carismático. Esse duplo começa gradualmente a se infiltrar na sua vida, assumindo seu lugar no trabalho e nas relações sociais, o que agrava a deterioração psicológica de Goliádkin.

Conforme o duplo vai conquistando o respeito de seus colegas e superiores, Goliádkin se torna cada vez mais paranoico e perde o controle de sua própria sanidade. A história, com seu tom surreal, levanta a questão de até que ponto o duplo é real ou apenas uma manifestação das ansiedades e crises internas do protagonista.

bottom of page