"Assim, convido o leitor a se sentir também nessa casa de fantasia "
(Nivaldete Ferreira)

Aula 7
acesse o conto da aula clicando abaixo
atividade guia da aula
-
Coloque no Google ou no seu Instagram pessoal a hashtag seguinte: #ocoveiro. Quais as imagens ou textos que aparecem para você através dela? Tire o print de pelo menos três referências encontradas para depois compartilhar numa discussão oral com seus colegas.
-
Qual a semelhança semântica que você poderia fazer entre essas imagens ou textos da questão 1 e o conto lido?
-
Quais outros textos, livros, filmes, séries ou peças teatrais já vistos por você que se assemelham, de alguma forma, com essa narrativa? Cite essas possíveis semelhanças, intertextualidades e intersemioses.
-
No texto lido, como o gênero fantástico está inserido na narrativa? Que acontecimentos você considera, de certo modo, sobrenaturais?
-
Crie no aplicativo “Canva” (ou similar) um meme relacionado à narrativa lida que contenha o fantástico como plano central.
-
Crie uma postagem para o Instagram (no feed) com o intuito de despertar o interesse das pessoas que te seguem pela leitura desse conto, tendo como aspecto central o fantástico. Reflita: se você tivesse que “vender” essa leitura, como seria essa postagem? Insira aqui o seu post e indique a rede social ou ambiente digital onde você faria a publicação (Ex: Postagem na minha página do Facebook).
você sabe o que é um meme??
Afinal. O que são memes?
Apesar de ter sua ascensão nos últimos 10 anos, a origem da palavra meme é da década de 1970. O termo foi criado pelo biólogo evolucionista Richard Dawkins, em 1976. A palavra foi citada no livro "O Gene Egoísta", no qual, segundo o autor, representava uma nova forma de gene do cérebro que poderia se propagar por réplicas para sobreviver.
Atualmente, com a difusão das tecnologias digitais ouvimos muito falar sobre "memes"; nessa concepção hodierna podemos dizer que eles são imagens estáticas, vídeos e textos que compartilham ideias, críticas ou apenas piadas. O que ocorre é que acabamos chamando-os de memes pela forma como acabam se replicando e sendo compartilhados na Internet, viralizando. É aí que vemos semelhança com o termo da palavra cunhado por Dawkins.
Quem não se lembra de alguns dos memes abaixo??
Nos vídeos e imagens estáticas, não há necessariamente uma necessidade do acompanhamento textual, ou seja, muitas vezes apenas uma expressão ou foto se torna um meme viral, como no primeiro exemplo, sem um apoio textual explicativo. Por outro lado, muitas vezes um texto por si só pode se tornar um meme sem necessariamente o auxílio visual, podendo apenas ser uma fala, um escrito destacado em livro ou um bilhete.
Além disso, uma das principais características dos memes é sua possibilidade de transformação e adaptação. Um mesmo meme pode ganhar diversas versões, e algumas se tornando mais virais do que a versão original. Essa possibilidade permite que o fenômeno permaneça em destaque por mais tempo. Vejam alguns memes criados por nós:
Quem se identifica com algum?!!
Agora corre para elaborar o seu!!!!
Referências:
Texto adaptado do site: https://brasilescola.uol.com.br/curiosidades/memes.htm).
Imagem retirada de: https://revistaquem.globo.com/Popquem/noticia/2016/11/ator-agradece-brasileiro-por-criar-meme-usando-seu-personagem-na-infancia.html
Imagem retirada de: https://www.megacurioso.com.br/memes-e-virais/100442-25-memes-que-formaram-o-carater-da-internet-brasileira.htm
Imagem retirada de https://pt.globalvoices.org/2017/10/08/se-quer-entender-o-brasil-conheca-os-seus-memes/
Todos os memes criados por nós contém imagens retiradas de freepik.com.br (os textos são de nossa autoria).






