"Assim, convido o leitor a se sentir também nessa casa de fantasia "
(Nivaldete Ferreira)

Aula 6
acesse o material da aula clicando abaixo
estação 1
estação 2
sala de aula
no laboratório
materiais auxiliares
você sabe o que é um
podcast?
você sabe o que é um
vlog literário?
Acesse uma matéria explicativa acima
Conheça também 20 podcasts
literários para acompanhar
"(...) Os vlogs literários funcionam como a extensão dos vlogueiros literários ou booktubers, que querem expandir o alcance das críticas, resenhas, análises e indicações de livros. Esses vídeos podem ser feitos da mesma forma que um vlog de assuntos gerais, porém a temática gira em torno de literatura, livros, resenhas, críticas literárias, tratando sempre do tema no ramo da literatura.
A linguagem direta e informal contida nos vlogs literários é um atrativo para a visualização desses vídeos pelos internautas, pois, “[...] além de mais ‘interativos’, os sujeitos estão se tornando mais visuais do que verbais.” (SIBILIA, 2008, p. 48). Segundo Dornelles (2015, p. 102) [...] o fenômeno vlog no YouTube é uma das frentes de produção que vem abrindo espaço na preferência do espectador, talvez por se tratar de um formato informal e acessível.
Sua principal característica é a temática do universo dos livros e da literatura. O vlogger, então, pode, por meio desses vídeos, dispor-se a contar para as câmeras sua opinião acerca de uma determinada obra, levando em conta a experiência de leitura, analisando-a de forma lúcida e tendo o devido cuidado para não dar spoiler do livro lido.
Os vlogs literários podem ou não ser vinculados a um canal de literatura do YouTube. Como são feitos por booktubers ou vlogueiros que focalizam assuntos diversos, fazem vídeos com resenhas, críticas e dicas de livros, gravando vídeos da mesma maneira que os vlogueiros de assuntos gerais".
(PEREIRA; GUIMARÃES; SANTOS. 2017, p. 77 – 93)
Retirado do artigo: VLOGS LITERÁRIOS: O INCENTIVO À LEITURA POR MEIO DA MÍDIA SOCIAL DIGITAL YOUTUBE



indicação de leitura do dia
A máscara de Prata
É um conto de Hugh Wapole no qual não se percebe nenhum acontecimento sobrenatural ou maravilhoso, mas uma sucessão de acontecimentos bizarros. Sonia Herries, descrita como uma senhora forte, altruísta e independente, recebe um jovem chamado Henry Abott em sua casa – aparentemente ele está passando mal por não comer a alguns dias –. A partir deste dia, o rapaz nunca mais deixa de frequentar a casa de Sonia, que parece ser compelida a ajudá-lo, como se uma “força maior” não a deixasse agir de modo diferente. A partir daí, fatos estranhos e insólitos se sucedem, um ao outro numa história sem volta para a personagem.



